domingo, 30 de outubro de 2016

O sapato que miava (5 a 8 anos) - MATEMÁTICA/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO/MORDOMIA -


Autor: Sylvia Orthof
Ilustração: Ivan Zigg
Editora: FTD
Dona Velha tinha um gato e um sapato. Um dia quando foi a feira comprar quiabo, erva cidreira e feijão, seu sapato, que estranho, miava sem parar. Mas a maior confusão se deu quando o sapato miador encontrou o vira lata Fedelho.
Conheça a história.


Momento da leitura

Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.

Sugestão de atividade


Objetivo

 - Conhecer diferentes tipos e semelhanças;
 - Construir conceito maior e menor, mais e menos;
 - Realizar interpretação do texto..


Desenvolvimento

A proposta para este livro inclui dois projetos: 
Um para Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental.
Em ambos, explore o texto com perguntas do tipo:

- Como era a casa da Dona Velha?
- O que seu gato gostava de fazer?
- O que Dona Velha comprou na feira?
- Com quem Dona Velha se encontrou quando voltava para casa?

Destaque o cuidado que devemos ter com os animais. Apesar do gato da história, dentro do sapato, ser engraçado, se acontecesse "de verdade" poderia machucá-lo.


Projeto 1 - Para a Educação Infantil

Veja uma história bem bacana sobre o surgimento do sapato, nesse vídeo muito fofo, produzido pela Cultura: De Onde vem o sapato?

Proponha a investigação do tamanho dos pés das crianças. Você pode medi-los ou carimbá-los com guache para fazerem a comparação. Registre quais as crianças tem os pés do mesmo tamanho, quais são os maiores e menores.
Monte uma tabela com essas informações.

Nome:                                                            Número:
ARTHUR 
23
BRENO
30
EDUARDO
25
GUSTAVO
23
LAURA
30
LÍVIA
25

Peça a criança para pesquisar  quantos pares de sapatos os membros de sua família possuem.

Modelo para a criança pesquisar
Membros da família
Quantidade de pares











Com base nos dados recebidos, monte uma tabela para registrar as informações da turma. 

Peça a cada aluno que leve pares de sapatos, seus e de seus familiares, devidamente identificados. Comparem os pares, explorem as diferenças, separem femininos e masculinos, identifiquem o material utilizado, etc. Após a atividade faça uma exposição
Finalize as atividades com uma divertida brincadeira de alinhavo, estimulando as crianças a fazerem os laços do cadarço.
Fonte: Google

2 - Ensino Fundamental

Interpretação de texto:
1 - Observe a capa do livro e responda:
Nome do autor:
Nome do ilustrador:
Nome da editora:

2 - Circule a resposta correta:
O nome do gato da Dona velha era:
Bichano    Mimi    Deodato 

3 - Ligue a resposta correta:
O gato Deodato gostava de dormir:
No berço - Na cama - No sapato - Na rede
4- Coloque V para verdadeiro e F para falso:
(    )  Dona Velha foi ao shopping fazer compras.
(    ) O gato Deodato não gostava de dormir.
(    ) Cenoura, bananas, camarão, quiabo, feijão, peixe e ovos foram alguns dos produtos 
que Dona Velha comprou.
(    ) Quando o velho passou com seu cachorro, pela Dona Velha não houve confusão.
(    ) O nome do cachorro era Fedelho.
(    ) Dona Velha e o velho se casaram. 


5- Desenhe a parte da história que você mais gostou.


Resultado de imagem para o sapato que miava atividades
Fonte: ivanzigg.blogspot.com.br
 Do livro O Sapato que Miava, escrito por Sylvia Orthof, editado por FTD.

Um comentário: