Autora: Telma Guimarães
Ilustração: Victor Tavares
Editora do Brasil
|
João e sua mãe viviam sozinhos em uma casa pobre e passavam por dificuldades. O único bem que restou foi uma vaquinha, que sua mãe decidiu vender para comprar comida. Mas quando João foi à cidade vender a vaca, encontrou um vendedor de feijões que lhe fez uma proposta.
Veja o que João fez, conhecendo a versão deste clássico em dois idiomas: inglês e português. Conheça o livro.
Momento da Leitura
Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.Sugestão de atividade
Objetivos
- Aprimorar interpretação de texto;- Demonstrar o processo de germinação de uma semente e o desenvolvimento de embriões de grãos de feijão;
- Conhecer diferentes receitas preparadas com feijão;
- Aproximar a família da escola através de um projeto.
Desenvolvimento
Prepare a turma para ouvir a história e quando terminar discuta com eles sobre algumas situações:
João agiu corretamente com a mãe dele? Qual foi a instrução que ela lhe deu?
Na história João pegou coisas que não lhe pertencia...isso é correto? (discuta aqui o Princípio do Caráter, sobre sermos honestos e respeitosos com o que não é nosso).
Deixe que as crianças se expressem livremente.
Proponha um projeto que se inicia com a experiência do plantio do feijão. Você pode fazê-lo usando copinhos de iogurte e terra e também colocar a sementinha em algodão para que possa acompanhar o desenvolvimento.
Então vamos lá:
Umedeça o algodão e envolva o feijão nele;
Molhe a cada dois dias;
Não deixe no sol;
No potinho coloque terra e plante o feijão.
Faça uma tabela para que os alunos possam fazer desenhos do desenvolvimento da semente.
Prepare uma pesquisa:
Qual é sua receita favorita com feijão?
Quando receber todas as pesquisas, você poderá montar o Caderno de Receitas da turma.
Outra coisa legal de fazer é organizar um passeio em uma feira, supermercado ou algo do gênero, para que as crianças possam conhecer diferentes tipos de feijão.
Se não for possível, você pode levar as amostras para a sala, ou pedir que os pais enviem.
Ainda explorando este tema, convide um Nutricionista para falar com as crianças sobre as propriedades e importância do feijão na alimentação.
Confira:
Este projeto sobre o feijão, foi desenvolvido em uma escola para a Feira do Conhecimento. Houve uma grande participação das famílias. No dia da apresentação dos trabalhos, os pais enviaram os pratos preparados com feijão para degustação. Foi bem legal!
Responda:
2 - Qual foi a reação da mãe do João quando ele chegou em casa com os grãos de feijão?
3 - Assinale:
4 - Circule:
Armário forno alçapão
João agiu corretamente com a mãe dele? Qual foi a instrução que ela lhe deu?
Na história João pegou coisas que não lhe pertencia...isso é correto? (discuta aqui o Princípio do Caráter, sobre sermos honestos e respeitosos com o que não é nosso).
Deixe que as crianças se expressem livremente.
Proponha um projeto que se inicia com a experiência do plantio do feijão. Você pode fazê-lo usando copinhos de iogurte e terra e também colocar a sementinha em algodão para que possa acompanhar o desenvolvimento.
Então vamos lá:
Umedeça o algodão e envolva o feijão nele;
Molhe a cada dois dias;
Não deixe no sol;
No potinho coloque terra e plante o feijão.
Faça uma tabela para que os alunos possam fazer desenhos do desenvolvimento da semente.
1º dia
|
2º dia
|
3º dia
|
4º dia
|
5º dia
|
6º dia
|
Prepare uma pesquisa:
Qual é sua receita favorita com feijão?
Quando receber todas as pesquisas, você poderá montar o Caderno de Receitas da turma.
Outra coisa legal de fazer é organizar um passeio em uma feira, supermercado ou algo do gênero, para que as crianças possam conhecer diferentes tipos de feijão.
Se não for possível, você pode levar as amostras para a sala, ou pedir que os pais enviem.
Ainda explorando este tema, convide um Nutricionista para falar com as crianças sobre as propriedades e importância do feijão na alimentação.
Confira:
Feijão fradinho
Feijão vermelho
Feijão carioquinha- meu favorito
Feijão preto
Feijão branco
Este projeto sobre o feijão, foi desenvolvido em uma escola para a Feira do Conhecimento. Houve uma grande participação das famílias. No dia da apresentação dos trabalhos, os pais enviaram os pratos preparados com feijão para degustação. Foi bem legal!
Feijão tropeiro feito por mim.
Fiz também este Baião de Dois, a mistura favorita dos brasileiros: arroz e feijão. Estava delicioso.
1- Interpretando o texto.
Responda:
a - Quem escreveu a história que você leu? Telma Guimarães
b - Qual o nome do ilustrador? Victor
Tavares
c - Que editora publicou o livro? Editora
do Brasil
d - Que personagem odeia as crianças e tem uma harpa mágica? O gigante
e - Quem queria vender uma vaca? A mãe
do João
f - Qual é o personagem principal desta história? João
2 - Qual foi a reação da mãe do João quando ele chegou em casa com os grãos de feijão?
Ela ficou furiosa
3 - Assinale:
Quando João chega ao
último galho do pé de feijão, o que ele avista?
( ) outro pé de feijão (
) o pé do gigante ( x ) um castelo
4 - Circule:
Na primeira vez que foi ao castelo, João precisou se
esconder do gigante.
Ele entrou dentro do:
Armário forno alçapão
5 - Encontre no caça palavras.
O nome da planta que nasceu das sementes: feijão
O instrumento mágico que o gigante possuía: harpa
A ferramenta que João usou para cortar o pé de feijão: machado
O animal que botava ovos de ouro: galinha
A comida favorita do gigante: crianças
G
|
A
|
L
|
I
|
N
|
H
|
A
|
I
|
A
|
B
|
J
|
G
|
Ã
|
T
|
R
|
Ç
|
C
|
X
|
Q
|
H
|
A
|
R
|
P
|
A
|
M
|
A
|
C
|
H
|
A
|
D
|
O
|
Y
|
C
|
R
|
I
|
A
|
N
|
Ç
|
A
|
S
|
S
|
O
|
R
|
X
|
B
|
K
|
Y
|
M
|
V
|
P
|
F
|
E
|
I
|
J
|
Ã
|
O
|
6 - Invente um final diferente para a história:
“João aproveita a chance e sai do caldeirão. Ele pega a
harpa depressa e corre para o pé de feijão”...
Nenhum comentário:
Postar um comentário