Ilustradora: Paula Kranz
Editora do Brasil
Bruna é uma menina que gosta muito de falar, isso é bom, pois a comunicação em suas várias formas é essencial para as pessoas. O único probleminha da Bruna é que ela não sabia bem a hora certa de fazer isso...
Momento da leitura
Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.Sugestão de atividade
Objetivos
- permitir que as crianças se expressem;
- desenvolver o tema "Meios de Comunicação", usando a história como base;
- compreender a importância de saber falar e saber ouvir.
Desenvolvimento
A habilidade de saber falar e saber ouvir precisa ser bem desenvolvida. Algumas crianças falam muito e outras falam pouco, achar esse equilíbrio é um desafio para educadores e mais ainda para as crianças.Com o projeto "Meios de Comunicação" você pode achar opções para desenvolver esta habilidade.
Após a leitura do livro converse com as crianças e discutam pontos importantes, como:
Qual era a forma de comunicação que Bruna usava?
- O que aconteceu para que Bruna falasse menos?
- Porque você acha que isso aconteceu? De que outra forma seus amigos poderiam ter agido com Bruna?
- Se você fosse a Bruna de que forma se comunicaria?
É muito importante que as crianças entendam que falar "na hora errada", na escola por exemplo, irá não apenas prejudicá-la mas também aos colegas.
Após discutirem os pontos citados e aproveitando enquanto estão sentados em círculo brinquem de *telefone sem fio, tenho certeza que será divertido.
Depois da brincadeira passem ao próximo ponto:
- Listem os meios de comunicação que eles conhecem e quais utilizam.
- Em seguida construam um gráfico registrando quais são os meios de comunicação mais usados.
Sendo a televisão um meio de comunicação muito utilizado, sugiro que façam um "Tele Jornal".
Vocês podem:
- Escolher o nome do jornal;
- decidir quem será o âncora, o repórter, etc;
- escolher as matérias que serão abordadas;
- desenvolver o roteiro.
Desenvolvi um projeto assim com meus alunos do Jardim II e ficou muito legal.
Confira:
Outra sugestão é realizar um "Show de talentos".
Incentive a participação de todos, mas respeite a criança que não se sentir a vontade para participar.
Veja o que cada um quer fazer e incentive diferentes apresentações: cantar, dançar, recitar poesias, tocar instrumentos, etc.
As crianças poderão usar fantasias e até confeccionar adereços que deixem o momento mais alegre e divertido.
Em ambos os projetos "Tele Jornal" ou "Show de talentos", convidem os pais e as outras turma para assistirem. As crianças poderão confeccionar os convites para este dia.
Divirtam-se!
*Telefone sem fio:
Escolha uma das crianças para começar. Ela deve dizer uma palavra ou frase (dependendo da faixa etária) bem baixinho no ouvido do colega ao lado, assim sucessivamente um vai falando no ouvido do outro, quando chegar no último ele deve dizer o que ouviu. Dificilmente a palavra que chega no ouvido do último é a mesma do início e isso torna a brincadeira muito divertida.
Uma boa dica é incluir palavras do conteúdo trabalhado. Segue exemplo:
- Devo respeitar meus colegas;
- preciso falar na hora certa, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário