terça-feira, 18 de setembro de 2018

Amigos do Peito- ( 8 a 10 anos)- RESPEITO- AMIZADE- COTIDIANO-

Autor: Cláudio Thebas
Ilustrações: Eva Furnari
Editora Formato


O cotidiano de uma criança retratado através da poesia e de forma divertida. Conheça o livro

Momento da leitura

Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.


Sugestão de atividade


Objetivos

- Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
- promover ações de respeito ao próximo e a si mesmo;
- compreender a importância da rotina e das boas relações.


Desenvolvimento

O tema amizade precisa sempre ser trabalhado com as crianças, pois, as boas relações promovem a boa convivência. Desenvolver este tema permite ao educador fazer sondagens e desenvolver ações que promovam bons relacionamentos.
Leia o livro para as crianças e conversem sobre ele.
Pergunte a elas sobre seus amigos e a forma como se relacionam, o que fazem juntos, onde gostam de ir etc. Pergunte se por serem amigos gostam de tudo que o outro gosta, ou se existem divergências. Perceba se os amigos relatados fazem parte da escola ou não.
Lance o projeto: "Amigos de carteirinha" onde cada criança irá preencher uma carteirinha com seus dados e incluir uma foto. Na hora do recreio metade da sala irá escolher a carteirinha de um amigo que será seu par no intervalo . No dia seguinte o grupo que foi escolhido irá escolher e assim sucessivamente. Incentive a troca de pares para gerar novas experiências.
Sempre que voltarem do intervalo promova uma roda de conversa para que as experiências possam ser compartilhadas.

Modelo da carteirinha:


Amigos de carteirinha   
Nome:______________________________    foto
Idade:_____________________________
Brincadeira favorita:________________
Lanche favorito:_____________________
Gosto muito de:_____________________

Não gosto de:_______________________








Nenhum comentário:

Postar um comentário