Autor e Ilustrador: Avelino Guedes
Editora Moderna
|
Se o sanduíche está bem recheado ninguém resiste, especialmente se dentro dele está seu recheio favorito. Mas será que o sanduíche fica gostoso quando é recheado com a preferência gastronômica da bicharada? Descubra como acaba essa deliciosa história.
Momento da leitura
Sugestão de atividade
Objetivo
- Descobrir a preferência gastronômica da turma;- Estimular a alimentação saudável;
- Promover, por meio da culinária, momentos de socialização e partilha .
Desenvolvimento
Este livro é ótimo para trabalhar um projeto sobre alimentação.
Quando concluir a leitura, converse com as crianças sobre o que elas mais gostam em um sanduíche e tome nota das respostas. Exponha para as crianças a importância de uma alimentação saudável. Discuta a postura dos bichos em relação ao sanduíche da galinha; será que eles respeitaram suas preferências? Neste momento discuta também sobre a comida dos bichos e peça a elas que digam o que os animais comem: vacas comem capim, coelhos comem cenouras, cachorros comem ração etc...
Após exploradas as questões, proponha um momento para a culinária. Envie bilhetes para casa solicitando ingredientes para que possam preparar os sanduíches.
No dia marcado disponibilize os recheios e permita que as crianças montem seus próprios sanduíches. Ainda dentro do projeto alimentação, lance um desafio para que as crianças possam consumir alimentos que você tenha percebido que elas rejeitam, como por exemplo: saladas ou frutas.
Construa um quadro como no modelo abaixo. Para cada dia da semana que o alimento for consumido marque a "carinha feliz". No final da semana aquela criança que tiver 5 marcações ganhará um botom, estrela, ou algo que você definir como prêmio. Meus alunos gostaram muito deste desafio e tive resultados fantásticos.
Quando concluir a leitura, converse com as crianças sobre o que elas mais gostam em um sanduíche e tome nota das respostas. Exponha para as crianças a importância de uma alimentação saudável. Discuta a postura dos bichos em relação ao sanduíche da galinha; será que eles respeitaram suas preferências? Neste momento discuta também sobre a comida dos bichos e peça a elas que digam o que os animais comem: vacas comem capim, coelhos comem cenouras, cachorros comem ração etc...
Após exploradas as questões, proponha um momento para a culinária. Envie bilhetes para casa solicitando ingredientes para que possam preparar os sanduíches.
No dia marcado disponibilize os recheios e permita que as crianças montem seus próprios sanduíches. Ainda dentro do projeto alimentação, lance um desafio para que as crianças possam consumir alimentos que você tenha percebido que elas rejeitam, como por exemplo: saladas ou frutas.
Construa um quadro como no modelo abaixo. Para cada dia da semana que o alimento for consumido marque a "carinha feliz". No final da semana aquela criança que tiver 5 marcações ganhará um botom, estrela, ou algo que você definir como prêmio. Meus alunos gostaram muito deste desafio e tive resultados fantásticos.
Preparando o sanduíche do Jardim II. |
Saboreando o sanduíche do Jardim II |
Quadro de incentivos. |
Premiação: Botom |
Nenhum comentário:
Postar um comentário