Editora do Brasil
|
Não tem nada mais gostoso que ouvir as histórias da vovó. Neste livro encantador, Felipe descobre as memórias de sua avó por meio de uma linda colcha de retalhos. Conheça aqui.
Momento da leitura
Sugestão de atividade
Objetivo
- Reconhecer e identificar sentimentos e emoções;- Estimular relacionamentos.
Desenvolvimento
A leitura deste livro fará aflorar sentimentos importantes, bem como a valorização da família.
Concluída a leitura converse com a turma sobre os sentimentos narrados, pergunte como é a relação deles com os avós, se moram perto, se costumam visitá-los, se a vovó prepara algum lanche especial, etc. Deixe que falem livremente. Em seguida proponha a construção de uma colcha de retalhos que vocês podem fazer de duas maneiras:
1: Recorte tecido de algodão cru em quadrados de 20 cm aproximadamente, em quantidade suficiente para terem o tamanho de uma colcha. Se a turma for pequena, os alunos poderão fazer mais de um quadrado.
Envie o livro para casa junto com um kit contendo lantejoulas, colas coloridas, fitas, etc. e o tecido recortado para serem decorados pela família.
Prepare um bilhete explicando aos pais para que leiam a história junto com a criança e decorem o tecido da maneira que desejarem.
Após recolher todos os tecidos, costure-os formando a colcha.
Ou:
2: Peça que os alunos levem roupas que eles não usam mais e cortem, destas roupas, os quadrados para a confecção da colcha.
Quando a colcha ficar pronta, combine com os pais e envie ela para casa. Peça a eles que forrem a cama da criança sem que ela veja e façam-lhe uma surpresa, não deixando de registrar o momento com fotos.
Depois faça uma exposição da colcha na escola e imprima as fotos que os pais enviaram.
Outra coisa bem legal de trabalhar com essa história é o livro da saudade. Peça a cada aluno que escreva e ilustre o que é saudade para ele. Montem um livro com o registro de todos suficiente para que cada um possa ter sua cópia.
Na aula de Arte, pode-se trabalhar os bolos e doces que a vovó preparava para o Felipe com biscuit.
Concluída a leitura converse com a turma sobre os sentimentos narrados, pergunte como é a relação deles com os avós, se moram perto, se costumam visitá-los, se a vovó prepara algum lanche especial, etc. Deixe que falem livremente. Em seguida proponha a construção de uma colcha de retalhos que vocês podem fazer de duas maneiras:
1: Recorte tecido de algodão cru em quadrados de 20 cm aproximadamente, em quantidade suficiente para terem o tamanho de uma colcha. Se a turma for pequena, os alunos poderão fazer mais de um quadrado.
Envie o livro para casa junto com um kit contendo lantejoulas, colas coloridas, fitas, etc. e o tecido recortado para serem decorados pela família.
Prepare um bilhete explicando aos pais para que leiam a história junto com a criança e decorem o tecido da maneira que desejarem.
Após recolher todos os tecidos, costure-os formando a colcha.
Ou:
2: Peça que os alunos levem roupas que eles não usam mais e cortem, destas roupas, os quadrados para a confecção da colcha.
Quando a colcha ficar pronta, combine com os pais e envie ela para casa. Peça a eles que forrem a cama da criança sem que ela veja e façam-lhe uma surpresa, não deixando de registrar o momento com fotos.
Depois faça uma exposição da colcha na escola e imprima as fotos que os pais enviaram.
Outra coisa bem legal de trabalhar com essa história é o livro da saudade. Peça a cada aluno que escreva e ilustre o que é saudade para ele. Montem um livro com o registro de todos suficiente para que cada um possa ter sua cópia.
Na aula de Arte, pode-se trabalhar os bolos e doces que a vovó preparava para o Felipe com biscuit.
A colcha de retalhos.
Professora Juliana Dall' Agnol
(Escola Bilingue Semear Balneário Camboriú SC.)
|
A mesa com os doces e bolos da vovó.
Professora Juliana Dall' Agnol
(Escola Bilingue Semear Balneário Camboriú SC.)
|
Professora Juliana Dall' Agnol
(Escola Bilingue Semear Balneário Camboriú SC.)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário