segunda-feira, 19 de setembro de 2016

FALANDO SOBRE OS PRINCÍPIOS

Algumas escolas no mundo têm por filosofia uma educação norteada por princípios. Isso significa incluir princípios em seus conteúdos.
Gosto muito desta proposta, pois ela dá significado às atitudes que desejamos que façam parte da formação das crianças. Quando a criança se apropria destes conceitos, por si só, consegue relacionar o princípio à situação vivida, bem como a maneira que deve proceder, e isso é muito importante.
O fazer ou não fazer sem uma razão não inspira. Então, trarei como sugestão várias maneiras de desenvolver estes princípios a partir das literaturas indicadas.
São eles:

1 - Mordomia: 

Orienta a criança sobre o cuidado que deve ter consigo mesma, seus pertences, a natureza e o ambiente a sua volta.
Foto: Arquivo pessoal

2 - Caráter

Elucida a importância da honestidade, da sinceridade e lealdade nas relações, e a prática do respeito a todos. 
Foto: Arquivo pessoal

3 - Semeadura e colheita: 

Percepção de que para toda ação há uma reação. A criança é incentivada a colocar-se no lugar do próximo e pensar nas consequências dos seus atos.
Foto: Google


4 - Soberania:

Compreensão da importância do respeito às autoridades e regras.
Foto: Arquivo pessoal

5 - Individualidade

Reconhecimento e respeito às diferenças, bem como a valorização de si mesmo.
Foto: Arquivo pessoal

6 - Autogoverno:

Capacidade humana de controlar seu temperamento, comportamento e atitudes mediante os diferentes estímulos.
Foto: Arquivo pessoal

7 - União:

Remete-se a busca de uma convivência harmônica entre pares, estabelecida por ações solidárias, relacionamento de troca e acolhimento fomentando sentimentos de pertencimento.

Foto: Google

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